-

21 perguntas sobre Tradição e Sola Scriptura que nenhum protestante responde

Leia em PDF terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PERGUNTA AOS PROTESTANTES
Durante muitos debates que tenho com protestante vejo que existem muitas perguntas que eles não conseguem responder alias, o que eu acho estranho, porque eles sabem tanto atacar a Igreja Católica, mais sabem pouco sobre a deles mesmo.

Eu selecionei algumas perguntas neste artigo sobre a Tradição e solla scriptura que nenhum protestante que conhece bem sua doutrina consegue responder.

Algumas destas perguntas eu selecionei de alguns sites de meu link e algumas foram criadas por mim, espero que estas perguntas ajude não para atacar os protestantes, mais para mostrar a verdade para que estes abram os olhos para a realidade de que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo e que a tradição faz parte da base de qualquer cristão e esta tradição só existe na Igreja Católica.

1- Se os ensinos que vem pela Tradicão, e não pelas Escrituras, não são infalíveis, como é que Judas afirmou categoricamente que:

“Quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moises, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!” (vs 9)
“Henoque profetizou: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos para julgar a todos e confundir a todos os impios por causa das obras da sua impiedade que praticaram e por causa de todas as palavras injuriosas que eles, impios, tem proferido contra Deus.” (vs 14-15)

Ora, se Judas não viveu na época de Moises e Henoque, nem estes dizeres sao relatados no AT, como ele poderia afirmar categoricamente estes fatos, se não fundamentado na Tradição judaica que os considera verdadeiros, embora desconhecidos no AT, mas relatado nos apócrifos “Assunção de Moises” e “Apocalipse de Henoque” ?
Vemos também Jesus participando do Hanukkah (Festa da Dedicação – cf. Jo 10,22) que está registrado em Macabeus, livro ausente do cânon protestante. Também vemos Jesus celebrando a Páscoa com uma taça de vinho (a Última Ceia), que era da tradição judaica e não das Escrituras.

Portanto, a própria Bíblia (no Novo Testamento) afirma algo que só poderia ter sido afirmado ignorando-se a “Solla Scriptura” e dando-se fé infalível a Tradição.

2- Temos cartas atribuídas a Paulo, Tiago, Pedro, João, Tomé, Bartolomeu, Judas etc que não foram consideradas inspiradas (os apócrifos)… É pelo fato destes estarem escritos que contém verdades infalíveis “ensinadas pelos apóstolos”?
É assim que você acha que tem segurança de atestar a veracidade de uma mensagem, pelo fato de estar escrito?


3- Os protestantes alegam que a Tradição escrita é a única que importa em nossa salvação. Só que não sabem responder porque que Deus, “mandando” colocar sua Palavra somente por escrito, “esqueceu” de fornecer um elemento importante para a salvação dos povos: quem soubesse ler… Até hoje, século 21, a analfabetismo é imenso. Imagine antes! Se somente a Bíblia contém a revelação, então para conhece-la se deveria lê-la, mas como lê-la, se não “sabê-la”? Por acaso Deus enfiou seu povo durante séculos em uma “diabetes literária”? Ofereceu o que ler, mas não forneceu o saber ler, mesmo sendo esta “leitura” a única e inerrante forma destas pessoas orientarem suas vidas para a salvação?

4- A Timóteo, Paulo escreveu: “Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante (e não entende nada”). (1Tim 6,3-4).
Para citar Lutero, “nada é senão algo mesquinho”. Paulo fala acerca de não compreender senão algo mesquinho. Paulo diz que eles não entendem “nada” – nada sobre Cristo. Há mais de 30.000 denominações protestantes. Por que o que umas ensinam como verdade, outras ensinam como erro?
Sua igreja vem ensinando a mesma doutrina há 2.000 anos? Ou é uma divisão de uma divisão, de uma divisão “ad nauseam”, que ensina sua própria interpretação que não tem fundamento na Cristandade histórica? Como um apêndice: onde a Bíblia diz que nós devemos pedir a Jesus dentro de nosso coração?

5- Se a Bíblia é realmente a única fonte de fé e autoridade para o cristão, mostre-me a passagem onde ela mesma afirma isso. Prove-me, então, pela Bíblia, que a Bíblia é a única fonte da Palavra de Deus…
Em ponto algum a Bíblia afirma isso; logo a famosa “sola scriptura”, ou seja, “somente a escritura” é algo anti-bíblico e, se é anti-bíblico, como pode ser defendido por todos os protestantes?

Fácil: porque tal teoria tira a autoridade da Igreja e permite que uma outra teoria anti-bíblica, isto é, a da livre interpretação da Bíblia, se espalhe pelo mundo cristão. Ora, não é exatamente essa mesma livre interpretação da Bíblia que permite a criação infinita de denominações e seitas cristãs? Não é essa mais uma prova que “somente a Bíblia” é um erro? Se você afirmar que não, certamente não estará levando em conta as palavras de Jesus em Mt 12,25, de que “todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”… Parece que as pessoas – principalmente os fundadores de igreja – se esquecem que Jesus orou pela unidade. Não era a unidade o sinal distintivo do Reino de Deus?? Leia a oração de Jesus em Jo 17…


6- Os protestantes afirmam que São Paulo categoricamente condenou toda tradição oral (Col 2,8). Se isto é verdade, por que ele diz aos tessalonicenses para que “fiquem firmes na fé e guardem as tradições que ensinamos, oralmente ou por escrito” (2Ts 2,15),elogia os coríntios por estes “manterem firmes nas tradições” (1Cor 11,2) e tb 2 Ts 3:6″evitei a convivência de todo irmão que leve vida ociosa ou contraria a TRADIÇÃO que de nós tendes recebido”??
7- Onde na Bíblia encontramos uma lista inspirada e infalível dos livros que devem pertencer à Bíblia?
8- Como sabemos, usando somente a Bíblia, que os livros do Novo Testamento são inspirados, mesmo quando eles não afirmam ser inspirados?

9- Como sabemos, usando somente a Bíblia, que as cartas de São Paulo, escritas para congregações e indivíduos do primeiro século, deveriam continuar sendo lidas por nós, 2000 anos depois, como Escritura?

10- A maioria dos livros do Novo Testamento foram escritos para abordar problemas bem específicos da Igreja primitiva, e nenhum deles é uma apresentação sistemática da teologia e fé cristã. Sobre qual base bíblica os protestantes acham que tudo o que os apóstolos ensinaram se encontra nos escritos do Novo Testamento?

11- Se o significado da Bíblia é tão claro, tão fácil de ser interpretado, e se o Espírito Santo conduz cada cristão a interpretá-la corretamente, então por que existem mais de 30.000 denominações protestantes e milhões de indivíduos protestantes, todos interpretando a Bíblia diferentemente? Não existe só um Espirito Santo? Então o Espirito que age nos protestantes é de unidade ou de bagunça?
12- Como pôde a Igreja primitiva evangelizar, sobreviver e prosperar durante os primeiros 350 anos, sem saber ao certo quais livros pertenciam ao cânon da Escritura?


13- Por que os estudiosos protestantes reconhecem que os concílios primitivos da Igreja em Hipona e Cartago foram a primeira instância onde o cânon do Novo Testamento foi oficialmente sancionado, mas ignoram o fato de que os mesmos concílios sancionaram o cânon do Antigo Testamento usado até hoje pela Igreja Católica e abandonado pelos protestantes durante a Reforma?

14- Como os bispos de Hipona e Cartago foram capazes de determinar o cânon correto da Escritura, ainda que acreditassem em todas as doutrinas católicas como a sucessão apostólica dos bispos, o sacrifício da missa, a presença real de Cristo na Eucaristia, a regeneração pelo batismo, perdão dos pecados etc.?

15- Como pôde a Igreja primitiva evangelizar, sobreviver e prosperar durante os primeiros 350 anos, sem saber ao certo quais livros pertenciam ao cânon da Escritura?

16- Se a Igreja primitiva acreditava na Sola Scriptura, por que os credos primitivos sempre dizem: “Creio na Santa Igreja Católica” e não simplesmente “Creio na Santa Escritura”?

17- Se a Cristandade é uma “religião do Livro”, como ela floresceu durante os primeiros 1500 anos de História da Igreja, quando a imensa maioria do povo era analfabeto?

18- Se a Sola Scriptura é tão sólida e biblicamente fundada, por que não existe um tratado de verdade, escrito para defendê-la, desde a época em que a expressão foi cunhada na Reforma?

19- Jesus leu na época dele e também Paulo o A.T. completo porque na época só havia o AT hebraico completo e o grego que foi traduzido conhecidamente como septuaginta e o cânone havia os livros que pelos protestantes são rejeitados então vem a questão :Se Jesus e Paulo leu estes livros deuterocanônicos e não os condenou, Com que autoridade vocês retiraram estes livros do AT??? 

Os Apóstolos usaram a Septuaginta para escrever o Novo Testamento: das 350 citações do AT, 300 obedecem a versão dos LXX!

20- Se o autor protestante segue a autoridade dos judeus de Jâmnia para definir o seu cânon, deve deixar de lado todos os livros do Novo Testamento; porém, se aceita a autoridade da Igreja, fundada por Cristo, não tem como deixar de lado os livros deuterocanônicos, pois estaria (como de fato está) em contradição porque pelo canon dos judeus de jamnia, livros escritos depois de 440 AC não poderiam estar no canom estabelecido em 120 dc.
Veja-se, por exemplo, o seguinte caso: em Hebreus 11,35 lemos que “Algumas mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados, recusaram o resgate para chegar a uma ressurreição melhor”. A quem o Apóstolo se refere ao falar de algumas mulheres? Certamente ao filho da viúva ressuscitado por Elias (1Rs 17,22-23) e ao filho da sunanita ressuscitado por Eliseu (2Rs 4,35-36). Até aí tudo bem… Porém pergunte a um protestante:

Onde você encontra na Bíblia alguém que aceitou ser esquartejado crendo na esperança da ressurreição?

Ele poderá revirar todo o Antigo Testamento da sua Bíblia protestante, do Gênese ao profeta Malaquias, mas nada encontrará… O Apóstolo estaria mentindo? Não! Ele se refere ao martírio dos sete irmãos que lemos em 2Mac 7! Isto é indiscutível!!


21- Como eram reproduzidas as Bíblias antes da invenção da imprensa em 1450? As bíblias por acaso caiam do céu como o maná da epoca de Moises para a massa de cristãos? Onde estas massas de cristãos obtinham suas Bíblias para que pudessem praticar a Solla Scriptura?
A resposta é: as massas não possuíam Bíblia, já que cada Bíblia produzida era manual e totalmente copiada pelos monges. Você sabe quanto tempo levava para um monge copiar uma Bíblia inteira? De 10 a 20 anos. Agora, depois de tanto tempo copiando uma Bíblia, quanto você acha que custava uma para venda? Uma pessoa comum não tinha meios para pagar o trabalho de 10 a 20 anos do copista da Bíblia. Por isso, existiam pouquíssimas cópias disponíveis. Como, então, alguém poderia praticar a Sola Scriptura antes de 1450?


Autor: Rogério Sacro Sancttus

1 comentários:

adelvacir disse...

Excelente! Obrigada! Muito esclarecedor!

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!