-

A modéstia das mulheres, ou, calças X saias!

Leia em PDF terça-feira, 14 de maio de 2013

A modéstia das mulheres, ou, calças X saias
Download PDF
<<<Aqui>>>


Lucy Stone em 1853, feminista e uma das
percursoras do uso de calças, ainda que por
baixo de saias.
Por Frère Ignatius
Traduzido por Andrea Patricia

É verdadeiramente duvidoso que qualquer cristão católico ou não católico possa questionar a necessidade de modéstia. A modéstia é uma virtude, e mais do que isso, é um instinto. Uma vez que somos criaturas decaídas, sujeita ao pecado original, nós também nos encontramos sujeitos, em maior grau, a tentações pecaminosas da carne. Isso nos dá uma vontade de cobrir a nós mesmos, de acordo com a lei natural que Deus inscreveu no coração de cada homem. No entanto, devido aos efeitos insidiosos da secularização da nossa sociedade, o que antes, não há muito tempo, era aparentemente senso comum, é agora uma questão altamente carregada e emocional.

Para o bem ou para o mal, é um fato da vida que o sexo masculino não é muito controverso, no que diz respeito a modéstia. Temos um pouco mais de margem de manobra, embora ainda estejamos obrigados a sempre vestir-nos com decoro e decência. Nossos corpos são templos do Espírito Santo, e devem ser tratados como tal. Pode-se facilmente ter isso como “boa conduta” e escrever livros inteiros sobre o porte adequado, boas maneiras e civilidade em geral.

Infelizmente, entre os católicos, a modéstia do homem não é muito controversa, mas a modéstia exigida das mulheres, é. Isto deriva de uma diferença inerente entre os sexos, de tal forma que, enquanto a maioria das mulheres, naturalmente, não se concentre somente sobre a aparência à primeira vista, e normalmente não são tentadas a luxúria pela estimulação visual, os homens, infelizmente, são. Exceções existem, claro, e no nosso tempo, com as influências da moderna “cultura” desordenada do unisexual-masculino, e os vícios predominantes nela, muitas meninas, infelizmente, são tentadas facilmente pela carne. Alguns homens não são, é claro, e se não forem, então isso é uma coisa maravilhosa. No entanto, exceções fazem regras pobres, e temos de lidar com o que é a consistente e objetiva verdade.
Os homens, pela sua própria natureza, são tentados a olhar para as mulheres e a cobiçá-las. Por conseguinte, como nós realmente somos guardiões de nossos irmãos, as mulheres devem considerar isto em seu vestuário. Um padrão “homem razoável” pode ser seguido. Este padrão ”homem razoável” é certamente mais elevado (em ambos os sentidos da palavra) do que se poderia imaginar a princípio, dada as modas vergonhosas do nosso tempo. A Santa Igreja, na sua infinita sabedoria, nos deu algumas orientações, felizmente, e estas são consistentes com as normas constantes dos trajes modestos que têm sido praticadas por cristãos devotos, essencialmente nos últimos 2.000 anos. Existem, certamente, “regulamentos”, muitas vezes citados como “Vestidos devem ter mangas, deve estender-se abaixo do joelho ou pelo menos até o joelho, não devem ter decotes pronunciados, nem devem ser excessivamente apertados, nem com fendas excessivas, etc.” Isso, no entanto, foi jogado no chão, e espera-se que qualquer garota com um Sensus Catholicus (sentido da fé católica) adequadamente formado irá, naturalmente, ser capaz de sentir se uma peça de vestuário é indecente ou apropriada para uma dada situação. Não obstante, o seguinte princípio básico é de extrema importância: a roupa feminina tem de ser feminina, e as roupas masculinas devem ser masculinas. Ficam estabelecidas diferenças entre os sexos, tanto na “construção física,” socialmente, e entre as mentes. Como este é o caso, é lógico que as mulheres, naturalmente, vestem-se de maneira diferente dos homens.

Isso nos amarra no tópico extremamente volátil de “calças X saias.” Calças são, na civilização ocidental e na cultura (que foi formada ao longo dos últimos 2.000 anos diretamente pelo cristianismo Católico e, portanto, objectivamente a melhor cultura do mundo, pois o Cristianismo é objetivamente a Religião Verdadeira)predominantemente roupa de homens. Isso é fundamental, na medida em que em uma família tradicional, a mulher trabalha em casa para cuidar dos filhos, enquanto o homem é o único que está fora “sustentando a família”, ou “trabalhando nas minas de sal”, ou como se queira colocar isso. É esperado que os homens realizem a maioria dos trabalhos pesados, e eles geralmente exigem uma maior flexibilidade na perna. É difícil ficar em cima do feixe de um telhado para aplicar telhas (ou montar um cavalo, ou qualquer dessas coisas) quando se está sobrecarregado com um vestido longo. Além disso, Peeping Tom* chamava-se Thomas e não Sally ou Eliza. Isto pode parecer um pouco bizarro, mas ilustra um maior ponto que foi mencionado anteriormente. Os homens, em geral, não precisam se preocupar com escandalizar o sexo frágil com seus trajes, que podem se agarrar às pernas e enfatizar as formas. (Embora, é claro, ter as formas muito enfatizadas é tão errado no homem como na mulher, de acordo com os princípios básicos da modéstia.) As mulheres são, no entanto, mais vulneráveis ​​a tais olhares, e é indiscutível que uma saia “bem longa”, caindo solta, sem uma fenda comprometedora, é muito mais modesta do que mesmo a mais modesta das calças conservadoras, não importa o horrível jeans agarrado, que enfatiza todas as áreas que não deveria e que poderia facilmente incitar a terríveis pensamentos na mente de um homem.

Feminilidade é outro grande fator. Já foi estabelecido que existem diferenças marcantes entre homens e mulheres, que correspondem a diferentes papéis na família e na sociedade. Sendo este o caso, o vestido como um traje feminino na cultura ocidental é bastante apropriado para uma dama. É claro que é mais modesto, não se agarra e expõe a região da virilha que não deve ser enfatizada, e, como qualquer mulher que tenha se acostumado a usar saias e, então, tenta vestir um par de calças irá dizer-lhe, sente-se muito mais livre, graciosa e incentiva um tipo completamente diferente de movimento do que um par de calças. Hoje em dia, desde o advento do chamado movimento “feminista”, o sentido do feminino verdadeiro no mundo está sendo rapidamente perdidoMulheres estão agindo, vestindo e até mesmo falando como os homensHomens ainda estão falando e se vestindo como homens, mas no meio do ataque das feministas, estão começando a agir como mulheres, alternando os papéis naturais e contribuindo para a desordem. Assim, mesmo se as calças usadas por mulheres fossem objetivamente OK, e saias/vestidos fossem meramente “acessórios agradáveis,” certamente poderia se argumentar que as mulheres têm a obrigação de usá-los mesmo assim. Papéis tradicionais de gênero deve ser preservados, e as mulheres devem ter orgulho de resistir aos apelos da cultura secular, vestindo suas saias como se fossem bandeiras de guerra por Cristo-Rei.
Notas da tradutora:

*Peeping Tom: é o apelido que se dá ao homem que espreita mulheres para ver sua intimidade. Surgiu da lenda de Lady Godiva, quando um homem chamado Tom a espreitou e ficou cego.

8 comentários:

Cherrie disse...

Eu discordo. Sinceramente estou cansada de ser cobrada por um papel unicamente por ter nascido mulher. Eu não gosto de saia. Nunca gostei. E basta bater um vento em qualquer saia, por mais longa que seja, para que as pernas fiquem delineadas da mesma forma, até mais do que se usando calças. Eu gosto de futebol, videogame e até de tomar uma cervejinha de vez em quando. Foi isso que me aproximou do meu namorado e fez com que eu pudesse ser instrumento de Deus e fazê-lo voltar a frequentar a igreja. A modéstia tem que existir. A igreja é irrepreensível; mas daí pra querer por em xeque a fé de alguém ou até mesmo seu caráter pelo simples fato de não usar saia?? Parem com isso!! Isso é segregação!! Atitude farisaica, de olhar apenas o exterior!! Por que em vez de policiar tanto a roupa das mulheres, não aprendemos a educar melhor os nossos homens?? A mentalidade deles que está errada, não a pobre da calça comprida, carambolas!! Aceitar a "natureza masculina" então pode, custe o que custar... Então, se é assim, é direito que uma mulher apanhe do marido, não tenha direito a saúde básica e que a vida e a morte dela estejam sujeitas sempre ao desejo e a vontade dos homens?? Não!! Isso não é amor. Não é isso que Deus quer de nos!! Ele deseja a piedade, não o sacrifício!! Pra mim, poucas coisas causam mais incômodo ou desconforto do que usar uma saia e, na boa, esse negócio de que homem olha mais pra mulher de calça não cola. É totalmente o oposto. Saias chamam muito mais os olhares dos homens. Difícil o que não chame, na verdade...
Eu não vou ficar "pagando o pato" se o erro não me pertence. Eu não gosto de mostrar o corpo e gosto de ser uma pessoa ativa. Detestaria ter que viver na dependência de um homem!! Deus me deu inteligência, amor e capacidade!! E creio que nós devemos ser um time!! Toda nação que subjugou suas mulheres e as colocou como seres de segunda classe não progrediu, além de passar sempre por conflitos constantes e uma indescritível falta de amor ao próximo!! Não caiamos nós também nessa armadilha!! Eu sou muito mais do que uma peça de roupa! E a força também tem muita beleza dentro de si, ainda mais quando usada em serviço dos irmãos!! Passividade e delicadeza extrema gera sensação de inutilidade, incapacidade e depressão. Ninguém gosta de ser tido como inválido, então também não sejamos nós mais sujeitas a estereótipos!! Em vez de discutir sobre calça x saia, vamos nos respeitar mais, nos amar mais, nos aceitar mais e lutar pela felicidade de quem mais amamos. Era proibido curar em dia de sábado, mas Jesus curou mesmo assim. Então o que deve valer mais? O preceito e a segregação ou o amor e a união??

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Deus criou homem e mulher e cada precisa exercer diferentes papéis na sociedade. Se você não está satisfeita com a dádiva dada por Deus que é ser mulher, o problema está contigo.
Para ficar na igreja é preciso ser humilde e obediente para aceitar o que ela manda, não simplesmente discordar baseado em opinião de colegas e professores da faculdade, dos programas de televisão e revistas, etc. Igreja não é democracia pra cada um fazer o que bem quer. Também não é lugar de lutar pela felicidade. Felicidade plena vai ser dada por Deus lá no céu, e não aqui.

Cherrie disse...

Certo. Seu comentario apenas prova que ha um motivo para eu ter razao. Eh por causa de pensamentos extremistas como o seu que surge esta minha forma de pensar. Sem duvidas, eh por causa de pensamentos dessa estirpe que o "ser mulher" nao eh visto como uma dadiva por pessoas como eu. Alias, a vida eh uma dadiva, independendentemente do genero ao qual viemos ao mundo; mas seria sem duvidas mais virtuosa e mais frutuosa se nao tivessem mais tantos comportamentos como o seu. Lamento muito por sua mentalidade limitada. Eatou aberta ao debate construtivo se caso algum dia estiver disposto a pensar com mais grandeza, em vez de abracar pensamentos rotuladores. Obrigada.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Me poupe desses títulos de extremista e blá blá blá. Isso é coisa de quem não sabe debater. Ataque os argumentos em si.

Eu disse que Deus fez dois sexos: feminino e masculino, cada qual com seu papel tanto na na sociedade, quanto dentro da igreja. Logo, é correto a igreja exigir postura e aparência distintas entre os dois.

E disse também que na igreja não há democracia. Se os superiores dão uma ordem, é pra obedecer sem questionar (se estiver dentro das leis de Deus, pois caso contrário a obrigação é ignorar).

Os dois pontos levantados foram esses dois acima.

Anônimo disse...

Eduque-se a criança e não será necessário corrigir o adulto, já disse o sábio filósofo. Ensine meninos a respeitar meninas e não teremos esse tipo de problema, independente da roupa que usem. E quanto aos homens, controlem seus "instintos", pois como disse Jesus: se teu olho te faz pecar, arranca-o fora!

Anônimo disse...

Nós seres humanos não temos gênero.
Temos sexo: masculino ou feminino.
Na verdade, nosso gênero é Homo e Nossa espécie é sapiens. Por isso somos chamados de humanos

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!