-

O PADRE É TODO DE CRISTO E DA IGREJA

Leia em PDF terça-feira, 25 de setembro de 2012

O PADRE É TODO DE CRISTO E DA IGREJA  

“O Sacerdote deve ser inteiramente de Cristo e também da Igreja, á qual é chamado a dedicar–se com amor indiviso, como um esposo é fiel em relação a sua esposa”, afirma o Papa Bento XVI.     

O Papa Bento XVI pergunta: qual é a finalidade do ANO SACERDOTAL? Ele mesmo responde: “(...) ele pretende contribuir para promover o compromisso de renovação interior de todos os sacerdotes, para um testemunho evangélico mais forte e incisivo no mundo de hoje”, (L’OS SEVATORE ROMANO, 04 de julho de 2009).           
O padre é um homem escolhido pelo Senhor Deus com uma vocação para viver o dom do celibato, o desapego das coisas materiais e a obediência  a seus superiores.           
O padre deixe tudo pelo Reino de Deus. Esta preparando para levar a Boa Nova de Jesus Cristo a qualquer parte do mundo.           
A missão da Igreja é messionar e o padre é um fiel missionário. A consciência missionária do sacerdote é imensurável. Fiel a Igreja de Cristo, o padre executa com fidelidade a sua missão de mensageiro da paz, da justiça e da verdade da salvação eterna.          
O Padre é todo de Cristo, todo da Igreja e inteiramente fiel ao Evangelho do Reino de Deus. Seu compromisso é pregar todo o conselho de Deus (Atos 20,27). Anunciar a palavra da verdade em qualquer oportunidade (2 Tm 4,1-3). Ser amigo fiel de Cristo até a morte (Mt 25,21; Jo 15, 14.15).          
Todo trabalho do sacerdote é coroado com o seu testemunho de santidade. A vida santa de um sacerdote é a maior pregação do evangelho. A principal via para o sacerdote ser respeitado e amado é a da santidade.
            A perfeita vontade do bom Pai Celestial é a santificação de seus filhos (ler Mt 5,48; Rm 12,1.2; 1 Ts 4,3.4).          
O excelente testemunho do padre faz da Igreja santuário de vida faz a Igreja cair na graça e no amor do povo e prepara os corações para ser tronos do Reis Jesus.          
O filosofo grego Platão afirmou: “Que a beleza é tudo”. Podemos afirmar que a santidade é tudo para o sacerdote. Daí, o sacerdote deve manter uma vida plena de oração e a comunidade muito mais por ele. 
                                     A GRAÇA DO ANO SACERDOTAL         
O Cardeal Dom Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, explicou as razões desse Ano Sacerdotal. Transcrevo, a seguir, algumas passagens de sua Carta.       
O Ano Sacerdotal (...) esta ás portas. “(...) Queremos empenhar-nos com determinação, profundamente e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, nas dioceses, nas paróquias e em cada comunidade local, como envolvimento caloroso do nosso povo católico, que sem dúvida ama seus padres e os quer ver feliz, santos e alegres no trabalho apostólico quotidiano”.          
 “Deverá ser um ano positivo e propositivo, em que a Igreja dirá  antes de tudo aos sacerdotes, mas também, a todos os cristãos e á  sociedade mundial (...) que ela se orgulha de seus sacerdotes, os ama, os venera, os admira e reconhece com gratidão seu trabalho pastoral e seu testemunho de vida. Realmente, os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são. Este ano seja também ocasião para (...) um ano de oração dos sacerdotes, com eles e por eles, um ano de renovação da espiritualidade do presbitério e de cada presbítero. A adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes e a maternidade espiritual de monjas, religiosa consagradas e de leigas referente a sacerdotes, como já proposto, tempos atrás, pela Congregação para o Clero, poderiam ser desenvolvidas com frutos  reais de santificação”.                                                       
 CONCLUSÃO             
Com a graça do Ano Sacerdotal, vamos realizar em prol dos nossos sacerdotes atividades para o enriquecimento do seu Santo Ministério.           
Que o Divino Espírito Santo inspire cada comunidade para ajudar gloriosamente a vida sacerdotal do seu padre em todos os sentidos.           
O Padroeiro dos sacerdotes, o Santo Cura d’Ars, disse: “O sacerdote, depois de Deus é tudo”. “Oh! Como é grande o sacerdote! Somente no céu havemos de compreender a sua dignidade. Se a compreendêssemos na terra, morreríamos não de temor mais sim de amor”.        
Oremos sem cessar pelos sacerdotes.         
  “Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros”. 
Pe. Inácio José  do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apostolo
Professor de Historia da Igreja
Faculdade de teologia de Volta Redonda

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!