-

Resposta à doze objeções contra a modéstia

Leia em PDF terça-feira, 18 de junho de 2013

Resposta à doze objeções contra a modéstia
O Padre Bruno Pelegia, S.T.D., Sacerdote Católico,
Teólogo e Doutorado em Sagrada Teologia,
responde a 12 objeções contra a absoluta necessidade
de Modéstia no Vestuário das Mulheres

Que mal tem a forma como me visto?

Pode ao menos suspeitar que o fato de expor o corpo (da mulher; ou também do homem) do modo como o faz pode ser terrivelmente provocante.

Aqueles que me veem vestida desta maneira não são forçados a pecar!

Podemos admitir isso. Mas não deveremos nós, sempre que pudermos, reduzir as ofensas que O Nosso Divino Senhor recebe? Ai de nós se somos indiferentes neste ponto! Ai de nós se a nossa conduta, com tal indiferença, alicia os outros ao pecado! Sabemos que alguns homens de alma sã resistirão totalmente a essas mulheres provocadoras e que não só não pecarão como ganharão mérito. Outros, porém, sendo fracos, consentirão no que lhes é proibido e, segundo as Sagradas Escrituras, por os ter atraído desnecessariamente ao mal, terá parte também no seu pecado. (Mt 18,7)

Todas as outras moças se vestem desta maneira!

Admitimos o triste fato de muitas moças serem assim levianas. Mas, mesmo que todas elas o fossem, não deverias segui-las como um exemplo. Você não se considera capaz de tomar decisões sensatas nos seus assuntos pessoais? Então se tem a liberdade, o privilégio e o dever moral de procurar a virtude e o Céu, porque e para que seguir o "rebanho" inconscientemente? «Entrai pela Porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a Porta e quão apertado é o Caminho que conduz à Vida, e como são poucos os que o encontram!» (Mt 7,13-14). Deixe que o seu sentido de responsabilidade e de integridade a distingam do "rebanho".

Não pretendo ser maliciosa.

Posso até acreditar que não. Mas o prejuízo moral que estás causando vestindo-se sem se importar com as consequências é um mal pelo qual terás de responder.

O que importa é o coração!

Mas a Fé ...sem obras é morta em si mesma. (Tiago, 2,17) E é o nosso corpo, regenerado pelo Santo Batismo, que se torna templo do Deus Vivo, tabernáculo vivo da Diviníssima Eucaristia. A dignidade do corpo de um Cristão exige que ele se vista de maneira adequada. “Agora vós sois parte do Corpo de Cristo, e membros de um só Corpo”. (1 Cor. 12,27) “Exorto-vos pois, irmãos, a que, pela graça de Deus, apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, a Quem deveis prestar serviço.” (Rom. 12,1)

Acho que devo ser elegante e andar na moda!

Eu poderia responder-lhe que há muitas senhoras e moças bem formadas que, usando um pouco de imaginação, conseguem vestir-se com charme e com uma modéstia atraente. Mas cuidado com um estilo que, seduzindo os homens inclinados a morais corruptas, serve apenas a vaidade e o demônio,  pois é uma trágica ilusão. Não importa como mudam as modas e os gostos; a lei moral não muda nunca.

Muitas vezes é difícil avaliar se um vestido é modesto ou não.

Ora reflita: se suspeitas que um prato de comida está envenenado, não o serves a ninguém, com medo do mal que faria. Então, e ainda com muito mais razão de ser, não hás de agir em total segurança se, ponderando, tiveres qualquer suspeita de que a sua forma de vestir pode ser uma fonte de mal? Uma consciência íntegra não reconhecerá o pecado como o maior dos males?

Recuso-me a ser fanática e hipócrita!

Mas como pode ser errado agir de acordo com uma consciência íntegra que lhe diz que uma ofensa contra Deus Todo-Poderoso é verdadeiramente o maior dos males? Um fanático ou um hipócrita é uma pessoa que finge odiar o pecado e amar a Deus quando, verdadeiramente, não se importa nada com tais coisas. Mas se eu lhe peço para se importar com tudo isto, como pode ser algo de errado? Retidão – que muitas vezes requer suor, lágrimas e coragem – nunca é o mesmo que fanatismo e hipocrisia. E então os Santos que lutaram corajosamente contra a imodéstia, terão sido fanáticos e hipócritas?

Os homens gostam mais de mim assim.

Isso pode ser verdade para os homens que preferem um pouco de prazer à amizade de Deus, mas já não é verdade para os homens que vivem de acordo com uma consciência reta. Além disso, lembre-se que é a Deus que um dia terás de prestar contas, não aos homens.

O que é lindo é para se ver!

Eu poderia contrapor dizendo que "quando a beleza física é por demais mostrada, perde o seu encanto". Além disso, há uma beleza física que não pode ser exposta sem daí advir uma atração que tenta os homens a satisfações proibidas. Por outro lado, se pensas na beleza que há em mostrar as pernas, porque é que nunca pensastes na beleza que existe em mostrar uma Modéstia Cristã e uma solicitude com o bem das almas?

Mas eu tenho muito calor!

É claro que consegues aguentar o calor quando quiseres! Com certeza uma boa consciência é digna de um pouco deste tipo de sofrimento. Muitas almas boas fazem o sacrifício de aguentar o calor de bom grado, com a intenção de oferecerem essa penitência a Deus. Mas – é triste dizê-lo – durante o tempo quente algumas moças e senhoras vão escassamente vestidas à Santa Missa e a outras reuniões da Igreja, elas que, no entanto, se vestem com modéstia quando trabalham num escritório onde recebem todo o tipo de pessoas, quando são professoras, ou quando trabalham em salões de venda onde devem atender todo o tipo de clientes.

Eu possuo livre arbítrio e posso tomar decisões em liberdade!

Certamente não queres ir para o Inferno; e para merecer ir não é preciso ser-se um criminoso ‘com a cabeça a prêmio! É preciso muito menos que isso: basta cometer pecados mortais contra qualquer dos Mandamentos da Lei de Deus! E eu tenho mil maneiras para a impedir de ir para lá; eu mesmo para lá irei, se não tentar salvar os outros de lá caírem.
Se pretende ser Cristã de fato e não apenas de nome, se queres ajudar e não impedir a ação da Graça para reformar as consciências, se amanhã não quer sentir remorsos nem o peso da culpa, redobre então o cuidado para se vestir seguindo a Modéstia Mariana,
... para poder mostrar-se como uma mulher cristã e não apenas como uma simples armadilha para os homens;
... para poder elevar-se e inspirar um amor casto, e não incitar a prazeres proibidos.
Permita Deus que a sua consciência, agora bem esclarecida, a guie e que nada a desvie, com enganos, da sua vocação à Santidade, Pureza e Eterna Salvação!

Fonte: Fátima.org

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!