-

VIDA E CONDUTA DE SANTO ANTÃO

Leia em PDF terça-feira, 4 de junho de 2013


VIDA E CONDUTA DE SANTO ANTÃO
Por Santo Atanásio


                                  Santo Atanásio – Patriarca de Alexandria, m. 373
São Paulo – Editora Paulinas 1991


NASCIMENTO E EDUCAÇÃO DE ANTÃO

         Antão era egípcio de nascimento, filho de nobres riquíssimos. Enquanto criança, foi criado com os pais, e não conheceu nada fora eles e a casa.

TORNANDO-SE ÓRFÃO, DESPOJOU-SE DOS BENS

         Com a morte dos pais, ficou sozinho com uma irmã muito jovem. Entre os dezoito e vinte anos, assumiu a responsabilidade de casa e da irmã. Refletia consigo mesmo, meditava, caminhando, como os apóstolos deixaram tudo para seguir o Cristo, como, segundo os Atos dos Apóstolos. Ocupado o coração com esses pensamentos, entrou na igreja. Os bens que recebeu dos pais, trezentos arures de excelente terra fértil, deu-os de presente às pessoas da aldeia, para não ser estorvado por eles, nem ele nem sua irmã. Vendeu todos os móveis e distribuiu aos pobres todo o dinheiro recebido, salvo pequena reserva para a irmã.

INÍCIO NA ASCESE (270)


         Entrando na Igreja outra vez, ouviu no evangelho o Senhor que dizia: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”. Não suportando mais, distribuiu aquela reserva aos pobres. Recomendou sua irmã a virgens conhecidas e fiéis, colocou-a numa casa de virgens para aí ser educada.
Trabalhava com as mãos, porque ouvira: “Quem não trabalhar, também não há de comer”. Com parte de seu ganho, comprava o pão; resto distribuía aos necessitados. Orava continuamente, tendo aprendido que é necessário orar sem cessar em particular. Era tão atento à leitura que nada lhe escapava das escrituras, e a memória lhe fazia às vezes de livros.

O INFERNO FAZ DE TUDO PARA LEVÁ-LO A ABANDONAR SUA DECISÃO

         Mas o diabo, inimigo do bem e invejoso, não suporta ver semelhante propósito num jovem. O que maquinara contra ele começou a executar. Primeiramente, tentou fazê-lo abandonar a ascese, sugerindo-lhe a recordação dos bens, a responsabilidade pela irmã, suas relações familiares, o amor ao dinheiro, o desejo de glória, o prazer variado da comida, as outras satisfações da vida, enfim, a aspereza da virtude e as grandes fainas que ela requer. Em suma, despertou em seu espírito tempestade de pensamentos, querendo fazê-lo renunciar à reta eleição. Mas quando o inimigo se viu enfraquecido diante da resolução de Antão, vencido por sua constância, posto em fuga por sua grande fé e sucumbindo às suas orações contínuas, pôs sua confiança nas armas que estão in umbilico ejus (são as primeiras ciladas contra jovens): ele atacou o jovem, perturbando-o noite e dia, e assediando-o de tal maneira que aqueles que o viam se apercebiam do combate. O diabo lhe sugeria pensamentos obscenos. Antão os repelia pela oração. O demônio o excitava. Ele, ruborizando-se, fortalecia o corpo com a fé, as orações e os jejuns. À noite, o diabo miserável chegava a tomar a forma de mulher e a lhe imitar os gestos, com o único fim de seduzir Antão, mas este, pondo Cristo no coração e meditando sobre a nobreza que vem dele e sobre a espiritualidade da alma, apagava o tição dos embustes do demônio. Novamente o inimigo lhe sugeriu doçuras da voluptuosidade, mas ele, cheio de cólera e de tristeza, pôs no coração a ameaça do fogo e o tormento do verme. Graças a esse escudo, saiu incólume. Tudo concorria para a confusão do inimigo: ele, que pensou em fazer-se semelhante a Deus, agora era vencido por um jovem; ele, que despreza a carne, ajudado pelo Senhor, que tomou carne, ajudado pelo Senhor, que tomou carne por nós e dá ao corpo a vitória contra o diabo, o que faz todos aqueles que lutam dizer: “Não eu, mas a graça de Deus que está comigo”.

O DEMÔNIO DA IMPUREZA SE CONFESSA VENCIDO

         Enfim, o dragão, aparecendo-lhe sob as feições de menino negro. Caindo sobre ele, assaltava-o não mais com pensamentos (esse ardil fracassara), mas dizendo em voz humana: “Enganei a muitos, venci a maior parte, e eis que, atacando, como a muitos, a ti e tuas fainas, fracassei”. Antão interrogou: “Quem és tu, que me dizes essas coisas?” Esse respondeu logo, com voz lastimosa: “Sou o amigo da impureza, pela qual armei contra os jovens ciladas e excitações, chamam-se o espírito de fornicação. Fui eu quem muitas vezes te perturbo, e todas às vezes tu me puseste em fuga”. Antão deu graças ao Senhor, se encorajou contra o demônio e lhe disse: “Tu és verdadeiramente muito desprezível, porque, espiritualmente, és negro, e és fraco como um menino. Não tenho mais nenhuma preocupação a teu respeito. O Senhor é meu socorro, desprezarei meus inimigos”. A essas palavras, o negro fugiu: ele temia a voz e receava até receava aproximar-se do jovem.

ANTÃO REFORÇA SUA ASCESE NA PREVISÃO DE NOVOS COMBATES

         Vencido, o inimigo não cessou de preparar-lhe ciladas. Antão, conhecendo pela escritura a variedade dos métodos táticos do inimigo, perseverava na ascese, dizendo a si mesmo que o diabo tramava tentá-lo de maneira totalmente diferente, porque o demônio é amigo do pecado. Permanecia tanto em vigília que às vezes passava sem dormir a noite toda. Comia uma só vez por dia, e acontecia de tomar alimentos apenas de dois em dois dias, muitas vezes até de quatro em quatro. Ora, seu alimento era pão e sal; a bebida, água pura. Recusava para si toda unção com óleo, dizendo que aos jovens mais convinha exercitar-se com entusiasmo na ascese e não procurar o que amolece o corpo, mas, antes, exercitá-lo nas fainas. Meditava: “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Dizia que o vigor da alma se fortalece quando os prazeres do corpo se enfraquecem. Repetia as palavras de São Paulo: “Esquecendo-me do que fica para trás e lançando-me para o que está adiante, prossigo para o alvo”.

RETIRADO EM TÚMULO, SUPORTA HEROICAMENTE AS CRUÉIS SEVÍCIAS DOS DEMÔNIOS

         Antão foi para os sepulcros que se encontravam longe da aldeia. Entrou num dos túmulos, fechou a porta e lá permaneceu sozinho. O inimigo não suportou. Certa noite, entrando com uma tropa de demônios, abateu por terra, sem voz.

PROVOCA OS ADVERSÁRIOS, QUE O ASSALTAM NA FORMA DE ANIMAIS FEROZES E VENENOSOS

         Muito fraco para se manter de pé, em consequência das feridas, orou deitado. Depois da oração, gritou: “Eu, Antão, aqui estou, não fujo das feridas. Se me causares outras, e mais numerosas, nada me separará do amor de Cristo”. Depois salmodiou: “Ainda que um exército acampe contra mim, meu coração não temerá”.
         É fácil ao diabo revestir-se de diversas formas, a fim de praticar o mal. À noite os demônios fizeram, pois, alarido tal que todo o local tremia. Irromperam, metamorfoseados em animais e répteis. Cada animal se comportava segundo sua natureza. Todas essas feras de aparição faziam ruídos horríveis e mostravam disposições ferozes. Antão jazia por terra, gemendo de dor física, mas com a alma bem vigilante, e zombavam deles: “Se tivésseis algum poder, bastaria que viesse um só de vós, mas o Senhor tirou a vossa força, por isso tentais assustar-me pelo vosso número. É sinal de fraqueza imitardes formas de animais. Se podeis alguma coisa, se recebestes poder contra mim, não tardeis, atacai. Se não podeis, por que vos perturbar em vão? Nossa fé no Senhor é nosso muro de proteção”.

UMA VISÃO CELESTE O RECONFORTA E LHE PROMETE ASSISTÊNCIA

         O Senhor não se esqueceu do combate de Antão. Levantando os olhos, viu o teto como que aberto e um raio de luz descendo até ele. Ouviu-se uma voz: “Eu estava aqui, Antão. Esperava para te ver combater. Já que resiste e não foste vencido, serei sempre teu socorro e tornar-te-ei célebre por toda parte”.

ANTÃO DESPREZA O OURO E SE ESTABELECE UMA FORTIFICAÇÃO ABANDONADA (285-305)

         Depois do rio, encontrou um castelo fortificado, deserto, cheio de répteis desde o tempo em que deixou de ser habitado. Lá se estabeleceu definitivamente. Os répteis se retiraram logo. Antão tapou a entrada. Levara pão para seis meses. Como havia água aí dentro, ele não saía, nem via aqueles que lá iam. Exercitou-se assim por longo tempo, recebendo somente pão, por cima, duas vezes por ano.

NOVOS ASSALTOS DOS DEMÔNIOS. ANTÃO TRANQUILIZAVA OS VISITANTES ESPANTADOS COM SUAS LUTAS

         Alguns de seus familiares foram a ele, que não lhes permitiu entrar. Ficaram de fora dia e noite. Aproximando-se da porta, exortava as pessoas a se retirarem, sem temor, porque, dizia, os demônios usam de magias contra aqueles que têm medo.

SEUS DISCÍPULOS O FORÇAM A DEIXAR O RETIRO (305 – 306). FAZ DIVERSOS MILAGRES. SUA APARÊNCIA NESSA ÉPOCA

         Viveu cerca de vinte anos assim, recluso, levando vida ascética, não saindo, não se mostrando. No fim, muitos queriam imitar sua ascese. Seus amigos vieram, quebraram e arrombaram a porta. Antão saiu. Aqueles que o viram e admiraram: seu aspecto permanecera o mesmo. Por ele o Senhor curou várias pessoas que sofriam em seus corpos e purificou outros dos demônios.

UTILIDADE DOS COLÓQUIOS ESPIRITUAIS. O COMBATE ASCÉTICO DURA POUCO. A VITÓRIA SERÁ ETERNA

         Certo dia, todos os monges foram vê-lo e lhe pediram que lhes dirigisse a palavra. Disse-lhes: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória futura que se manifestará em nós”. “Aquele que escolheu o bem, Deus colabora com ele para o bem”. “Todo dia, ao nos levantarmos, pensemos que não chegaremos até à noite, e à noite, ao nos deitarmos, pensemos que não acordaremos no dia seguinte. A nossa vida, por sua natureza, é incerta; todo dia nos é medido pela providência. Dispostos e vivendo assim todo dia, por natureza, é incerta; todo dia nos é medido pela providência. Dispostos e vivendo assim todo dia, não pecaremos, não teremos desejo de nada, não teremos ressentimento contra ninguém, não entesouraremos na terra, mas, esperando morrer todo dia, seremos pobres, perdoaremos tudo e a todos; se não dominarmos inteiramente os desejos de mulher ou de outros prazeres impuros, desviar-nos-emos deles como de coisas caducas, lutando sempre e tendo em vista o dia do julgamento, porque o maior temor e o perigo dos tormentos dissipam a doçura do prazer e mantêm a alma dócil”. “Que ninguém olhe para trás como a mulher de Ló, porque o Senhor disse: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino dos céus’”.

NOSSOS INIMIGOS OS DEMÔNIOS

         “Lutemos, pois, para que a cólera não nos tiranize e o desejo não nos domine. Com efeito, está escrito: ‘A cólera do homem não é capaz de cumprir a justiça de Deus; a concupiscência, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, atingindo a maturidade, gera a morte”. Temos inimigos terríveis e cheios de recursos, os malignos demônios; é contra eles a nossa luta. Como diz o apóstolo: “Pois nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os príncipes, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos maus, espalhados pelo ar”. Numerosa é sua tropa no ar que nos cerca; não estão longe de nós. Entre eles há grandes diferenças.

NECESSIDADE DE CONHECERMOS SUAS ASTÚCIAS

         “Sabemos que is demônios não foram criados como demônios. Deus não faz nada mau. Também eles foram criados bons, mas, decaídos da sabedoria celeste e precipitados na terra, desviaram os gentios por meio de ficções. Invejam a nós, cristãos, e movem tudo para fechar o acesso ao céu, a fim de que não subamos para o lugar do qual caíram. Por isso temos necessidade de orações e da ascese para, mediantes o carisma do discernimento dos espíritos, podermos conhecer o que diz respeito a eles.

PARA ELES, TODOS OS MEIOS SÃO BONS. VENCIDOS TENTAM NOVAS TÁTICAS

         “Quando os demônios veem cristãos trabalhando e progredindo, primeiramente os atacam e os tentam e armam ciladas em seu caminho; suas ciladas são os maus pensamentos. Pelas orações, pelos jejuns e pela fé no Senhor, eles caem logo. Mas, caídos, não desistem e retornam depressa com velhacaria e astúcia. Atacam de outro modo, formam ficções, procuram assustar. Também essas ficções não devem ser temidas: não são nada e desaparecem depressa, se nos munirmos da fé e do sinal da cruz.

OS DEMÔNIOS SE GABAM. SÃO FRACOS

         Os demônios se gabam de fazer tudo isso. Mas nós, fiéis, não devemos temer suas magias nem dar atenção à sua voz. Ele mente e não diz absolutamente nada de verdadeiro.

SEUS DISFARCES

         “São astutos e estão prontos para qualquer mudança ou metamorfose. Muitas vezes fingem salmodiar, sem se mostrarem, e recordam palavras da escritura. Quando lemos, eles, como eco, logo repetem o que lemos. Quando dormimos, despertam-nos para a oração e o fazem tão continuamente que quase não nos permitem dormir. Eis que, transformando-se na aparência de monges, fingem falar como homens piedosos, a fim de enganar-nos pela semelhança externa, e para arrastarem para onde querem aqueles que se desviaram. Mas não devemos dar atenção a eles, ainda que nos convidem a orar, que nos aconselhem a não comermos de tudo, que nos acusem ou nos censurem pelo que sabem de nós. Não fazem isso para a piedade ou para a verdade, mas para levarem os simples ao desespero e persuadi-los de que a ascese é inútil, para incluir-lhes náusea da vida monástica, fazendo-os senti-la como onerosa e muito penosa, e para afastá-los dela”.

NUNCA OUVI-LOS. NÃO TEMER SUAS AMEAÇAS

         “Portanto, o Senhor, como Deus, lhes fechava a boca. E a nós, ensinados pelos santos, convém que façamos como estes e imitemos sua coragem.
                            “E eu, como um surdo, não escuto,
                            Como um mudo que não abre a boca”.
         Não os ouçamos, pois, uma vez que nos são estranhos, não lhes obedeçamos. Não nos deixemos desviar por eles, que fazem tudo com astúcia. Não devemos também temê-los, ainda que pareçam dispostos a nos atacar e ameacem matar-nos, são fracos e só podem fazer isso: ameaçar-nos”.

EXPLICAÇÕES. APESAR DE SEUS ESTRATAGEMAS DIVERSOS, OS DEMÔNIOS NÃO TÊM PODER. SERIA ABSURDO TEMÊ-LOS.

         Tendo vindo o Senhor, o inimigo caiu, e seus poderes se enfraqueceram. Por isso, nada podendo, são como um tirano que, mesmo caído, não fica tranquilo, mas se gaba com palavras. Se cada um de vós refletir nisso, poderá desprezar os demônios. Eles podem entrar com as portas fechadas e se encontram em toda parte do ar, ele e seu chefe, o diabo; são maus e prontos a fazer o mal, porque, como diz o Salvador: “Desde o princípio é homicida o pai da malícia, o diabo”. Nenhum lugar os impede de nos preparar ciladas. Nada podendo fazer, nada fazem, senão ameaças. Se tivessem o poder, não deixariam viver nenhum de nós, cristãos. Porque para o pecador a piedade é execrável. Se tivessem poder, não viriam em multidão, não fariam magias, não procederiam por metamorfoses. São, pois, mais desprezíveis por causa de sua fraqueza. Os demônios, impotentes como são, procuram assustar com suas magias”.

POR PERMISSÃO DIVINA É QUE O DEMÔNIO PÔDE PROVAR JÓ

         Se alguém, pensando na história de Jó, objeta: por que então o diabo, saindo contra ele, pôde fazer tudo, tirar-lhe as riquezas, matar os filhos e ferir a ele mesmo com chaga maligna? Que reconheça: o diabo não era forte, mas Deus lhe entregou Jó, para que o provasse. O exemplo confirma que é necessário desprezar o inimigo, já que, ainda quando quer, nada pode contra um homem justo. Os demônios não tem poder nem mesmo sobre os porcos. No evangelho está escrito que rogavam ao Senhor: “Permite-nos passar para a manada de porcos”.

O QUANTO OS DEMÔNIOS TEMEM OS ASCETAS

         É a Deus somente que se deve temer; a eles é necessário desprezar e não os temer em nada. Quanto mais coisas fazem, mais devemos praticar nossa ascese contra eles. Arma poderosa contra eles são a vida reta e a fé em Deus. Dos ascetas temem o jejum as vigílias, as orações, a mansidão, a calma, o desprezo do dinheiro e da vanglória, a humildade, o amor aos pobres, as esmolas, a bondade e, acima de tudo, a piedade e relação a Cristo.

VACUIDADE DAS PERDIÇÕES DOS DEMÔNIOS

         Se fingem predizer o futuro, que ninguém faça caso. Com efeito, muitas vezes anunciam, com vários dias de antecedência, a chegada de irmãos, e realmente estes vêm. Não fazem isso em consideração àqueles que os ouvem, mas para persuadi-los a confiar neles e, tendo-os nas mãos, levá-los à perdição. É só Deus que conhece todas as coisas antes que existam. Quanto a eles, anunciam o que veem, correndo na frente como ladrões.

OS DEMÔNIOS SÃO INCAPAZES DE VERDADEIRAS PROFECIAS

         Igualmente, a respeito das águas do rio, falam a torto e a direito. Tendo constatado chuvas abundantes nas regiões da Etiópia, e vendo que essa é a causa da cheia do rio, antes que a água chegue ao Egito, correm na frente e o dizem. Os homens também o diriam, se pudessem correr como eles.

MAIS CONJETURAM QUE PREVEEM. QUE NADA SE QUEIRA APRENDER DELES

         Por si mesmos nada sabem, mas, semelhante a ladrões, exibem o que veem nos outros. Quando dizem a verdade, que ninguém os admire muito.

DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS. SINAIS DAS APARIÇÕES ANGÉLICAS

         Se portanto vierem a nós, de noite, e quiserem anunciar-nos o futuro ou nos disserem: “Nós somos anjos”, não lhes deis atenção, estão mentindo. Fazei o sinal da cruz sobre vós mesmos e sobre a casa orai, que os vereis desaparecer: são frouxos e tem muito medo do sinal da cruz do Senhor.
         Se se comportarem mais imprudentemente, dançarem, tomarem formas e máscaras variadas, não temais, não vos assusteis, não os observais como se fossem bons.
         É possível e fácil distinguir a presença dos bons e dos maus, se Deus der essa graça. A vista dos santos não é perturbadora. Os pensamentos da alma permanecem sem perturbação e sem agitação.

CARACTERÍSTICAS E EFEITOS DAS APARIÇÕES DEMONÍACAS

         Mas a incursão e a aparição dos maus são perturbadoras; isso produz logo terror na alma, perturbação e desordem nos pensamentos, tristeza, ódio contra os ascetas, acídia, maus desejos, quando, à vista de alguma aparição, temeis, se o temor não for algo retirado, orai, porque a alegria e o estado da alma testemunham a santidade daquele que se torna presente. Mas se, quando alguns aparecem, produzem-se perturbação e ruído fora e um aparato mundano e o temor de morte, sabei que a vinda é dos maus.

OPOR AOS DEMÔNIOS AS PALAVRAS DO SENHOR

         E que isso ainda sirva de sinal. Quando a alma continua a ter temor, a presença é dos inimigos. Porque os demônios não tiram o temor, como fez o grande arcanjo Gabriel a Maria e a Zacarias, e aquele que apareceu no túmulo às mulheres. Quando veem que alguém tem medo, aumentam as aparições, a fim de atemorizarem mais, e chegam ao ponto de zombar, dizendo: “Prostrai-vos e adorai-nos”.

NÃO SE GLORIAR DE MANDAR NOS DEMÔNIOS

         Mas ninguém deve gloriar-se de expulsar demônios, nem elevar-se por ter o dom de curar (os doentes). Não se deve admirar somente aquele que expulsa os demônios, e desprezar quem não os expulsa. Fazer milagres não depende de nós. É obra do Senhor. Devemos, portanto, orar, para recebermos a graça de  discernir os espíritos, a fim de que, como está escrito, não acreditemos em qualquer espírito.

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE ANTÃO

         Quantas vezes me anunciaram a enchente do rio, e lhes dizia: “E que proveito isso vos traz?” Às vezes, vieram ameaçadores e me cercaram como soldados armados; outras vezes, encheram a casa de cavalos, de animais ferozes e de serpentes. Quanto a mim, salmodiava e por meio das orações, foram postos em fuga pelo Senhor. Às vezes vieram nas trevas, com aparências de luz, e disseram: “Viemos alumiar para ti, Antão”; eu fechando os olhos, orava, e logo a luz dos ímpios se apagava. Alguns meses depois, vieram como que salmodiando e recitando palavras das escrituras, mas, eu, como o surdo, não escutava. Às vezes abalavam a minha cela; eu rezava, permanecendo imóvel na alma. Depois disso, voltavam, faziam ruído, assobiavam, dançavam. Como rezasse e permanecesse deitado, salmodiando comigo mesmo, logo começavam  a se lamentar e chorar, como se desfalecessem; mas eu glorificava o Senhor, que quebrava sua audácia e seu furor, e fazia deles um exemplo.

COMO ELE REPELIA OS DEMÔNIOS

         Certa vez um demônio muito alto me apareceu e ousou dizer-me: “Sou o poder de Deus, sou a providência. Que queres que te conceda?” Então soprei com mais força contra ele; tendo invocado o nome de Cristo, pus-me a bater nele, e parecer-me que, de fato, bati. Ao ouvir o nome de Cristo, logo esse grande (demônio) desapareceu com todos os seus demônios. Então, quando eu jejuava, o astuto voltou sob a aparência de um monge, trazendo pães. Levantei-me para orar. Ele não suportou, deixou-me.

SATÃ SE QUEIXA DOS MONGES

         Certa vez alguém bateu à porta de meu mosteiro, saí e vi alguém grande e alto. Perguntei-lhe:
         - Quem és?
         - Sou satã.
         - Por que estás aqui?
         - Acusam-me sem motivo os monges e os outros cristãos todos, por quê? Por que me execram o tempo todo?
         - Por que os molestas?
         - Não os atormento, eles mesmos é que se perturbam. Sou fraco. Não leram eles:
                   O inimigo acabou para sempre em ruínas
                   Arrasaste as cidades,
                   Sua lembrança sumiu!
         Tu és sempre mentiroso, nunca dizes a verdade, e, no entanto, sem quereres, acabas de dizer a verdade. Cristo, quando veio, tornou-se fraco, abatido, desarmado. Ao ouvir o nome do Salvador e não suportando a queimadura, desapareceu.

SEJAMOS OUSADOS CONTRA OS DEMÔNIOS

         Se, pois, o próprio diabo confessa que nada pode, devemos desprezá-lo totalmente, a ele e seus demônios. O inimigo com seus cães têm muitos artifícios, mas nós, tendo conhecimento de sua fraqueza, podemos desprezá-lo. Não cedamos ao temor, não nos aflijamos como fôssemos morrer. Meditemos em nossa alma que o Senhor está conosco, que os pôs em fuga derrotados. Reflitamos, ponhamos bem no coração que, estando o Senhor conosco, os inimigos nada nos fazem, porque, quando eles vêm, tratam-nos tais como nos encontram e adaptam suas magias aos pensamentos que encontram em nós.
         Se percebem em nós o temor e a perturbação, logo atacam como ladrões que encontram o lugar sem defesa, e fazem nossos pensamentos intensificar-se. Se nos veem temerosos e aterrorizados, aumentam o terror por meio de suas aparições e de ameaças. Mas se nos encontram alegres no Senhor, pensando nos bens futuros, meditando em nossos corações as coisas do Senhor e refletindo que tudo está nas mãos do Senhor e que o demônio não tem força contra os cristãos e nenhum poder contra quem quer que seja – vendo a alma tranquila por causa de tais reflexões, eles batem vergonhosamente em retirada. Se queremos desprezar o inimigo, pensemos sempre nas coisas do Senhor, e nossa alma se alegre sempre pela esperança, e consideremos os artifícios dos demônios como fumaça; em vez de perseguir-nos, fugirão, porque, como eu disse, são medrosos, tendo sempre a perspectiva do fogo que lhes está preparado.

CUIDAR MUITO DA ALMA E MUITO POUCO DO CORPO

         É necessário, dizia, aplicar todo o tempo livre à alma, não ao corpo, reservar ao corpo pouco tempo, por necessidade, mas consagrar todo o resto à alma, a procurar seu bem, para que ela não seja atraída pelas voluptuosidades do corpo, e para que o corpo seja reduzido à servidão por ela.

ANTÃO LIVRA DO DEMÔNIO A FILHA DE UM OFICIAL

         Antão foi importunado por certo Martiniano, oficial, cuja filha era atormentada pelo demônio. Esse homem permaneceu longo tempo batendo à sua porta e suplicando-lhe que viesse e orasse a Deus pela menina. Antão não quis abrir-lhe, mas inclinando-se do alto, disse-lhe: “Homem, por que gritas por mim? Sou um homem como tu. Mas, se crês em Cristo, que eu adoro, vai, ora a Deus com fé, e tua súplica será ouvida”. Logo o homem acreditou, invocou a Cristo e partiu: sua filha estava purificada do demônio.
         Cristo disse: “Pedi e vos será dado”, fez por meio de Antão muitas outras obras.

ANTÃO, ÁVIDO DE SOLIDÃO, AFUNDA NO DESERTO INTERIOR
         Vendo-se importunado pela multidão, impedido de viver retiro segundo suas ideias e segundo queria, e temendo orgulhar-se por causa das obras que o Senhor fazia por meio dele ou tornar-se objeto de comentários, deliberou e decidiu partir para a alta Tebaida, onde ninguém o conhecia.

NOVOS ASSALTOS DO INFERNO


         Morava, pois, sozinho na montanha interior, dedicando-se à oração e à ascese. As lutas que sustentou nesse lugar, não contra carne e o sangue, mas contra os demônios adversos, como está escrito, nós as conhecemos por intermédio de seus visitantes: ouviam o rumor de muitas vozes e um tinido de armas; à noite, viam a montanha cheia de animais e Antão combatendo e orando contra esses inimigos. Incutia confiança em seus visitantes; combatia de joelhos, orando ao Senhor. Tinha verdadeiramente confiança no Senhor como na montanha de Sião, seu espírito estava tranquilo e sem perturbação: os demônios fugiam, e os animais selvagens, como está escrito, faziam as pazes com ele.

NOVAS VITÓRIAS DE ANTÃO

         Quando o santo velava de noite, o diabo lhe enviava animais, e quase todas as hienas do deserto o rodeavam, com a boca aberta, ameaçando mordê-lo. Ele, no meio, conhecendo os artifícios do inimigo, dizia a todos eles: Se recebestes poder contra mim, estou pronto a me deixar devorar; se fostes enviados pelos demônios, não espereis mais, retirai-vos! Ouvindo isso, fugiam; dir-se-ia que expulsos pelo açoite de suas palavras.

UM DEMÔNIO, NA FORMA DE ANIMAL, É POSTO EM FUGA

         Alguns dias depois, estando a trabalhar, porque tinha preocupação em fatigar-se, alguém veio à porta e puxou a corda com a qual ele tecia cestos para dar aos visitantes em troca do que lhe levavam. Levantando-se, viu um animal de aparência humana até as coxas, mas com pernas e pés parecidos com os de asno. Antão contentou-se como persignar-se e dizer: “Sou servo de Cristo. Se foste enviado contra mim, eis-me”. O animal, com seus demônios, fugiu tão rapidamente que caiu e morreu. A morte do animal significou a derrota dos demônios. Fizeram de tudo para expulsá-lo do deserto, mas em vão.

CONSELHOS ESPIRITUAIS DO SOLITÁRIO A SEUS VISITANTES

         Depois de alguns dias, voltou para a montanha (interior). Daí em diante muitos visitantes e doentes foram a ele. Sempre exortava todos os monges que lá iam, e eis que lhes recomendava: crer no Senhor e amá-lo, guardar-se dos pensamentos impuros e dos prazeres carnais, e, como está escrito no livro dos Provérbios, não deixar-se desviar por um ventre saciado, fugir da vanglória e orar sem cessar, salmodiar antes de deitar e ao levantar, imprimir (na alma) os preceitos das escrituras e lembrar-se das ações dos santos, para pôr em uníssono com seu zelo uma alma sempre atenta aos mandamentos divinos. Aconselhava sobre tudo a meditar continuamente na palavra do apóstolo: “Não se ponha o sol sobre vossa ira”. Que cada um pense em suas ações do dia e da noite: se pecou, cesse de pecar; se não pecou, não se glorie, mas persevere no bem; não descuide de si e não condene o próximo, nem se justifique até que, como diz o bem aventurado apóstolo Paulo, venha o Senhor, o qual julga as coisas ocultas”.
         Escrevendo nossos pensamentos como se devêssemos no-los comunicar mutuamente, guardar-nos-emos melhor dos pensamentos impuros, pela vergonha de vê-los conhecidos.

ATENDIDO OU NÃO EM SUA ORAÇÃO PELOS OUTROS, ANTÃO RENDE GRAÇAS A DEUS

         Em muitos casos o Senhor o ouviu: atendido, ele não se gloriava; não atendido, não murmurava. Sempre dava graças ao Senhor. Curar não pertence a ele, nem a ninguém, mas está reservado a Deus, que o faz quando quer e a quem quer.

ELE VÊ SUBIR AO CÉU A ALMA DE AMUN, O NUTRIOTA

         Outra vez, assentado em sua montanha, levantou os olhos e viu no ar um homem sendo levado para o céu e outro vindo ao encontro dele com grande alegria. Maravilhado, glorificando esse coro, quis saber o que era aquilo. Logo chegou até ele uma voz, dizendo que era a alma de Amun, o monge de Nítria. Ora, a Nítria à montanha de Antão são treze dias de marcha.

LEVAM-LHE POSSESSO FURIOSO, ELE O CURA

         Veio a ele outro homem, de família ilustre, possesso de demônio tão terrível que o energúmeno ignorava que estivesse perto de Antão e comia os próprios excrementos. As pessoas que o levaram pediam a Antão que intercedesse por ele. Cheio de simpatia por esse jovem, Antão orou e passou toda a noite velando com ele. Subitamente, ao despontar da aurora, o jovem se atira sobre Antão e o ataca. Seus companheiros se indignaram. Antão lhes disse: “Não vos irriteis contra esse jovem. Não é ele quem faz isso, mas o demônio que o domina. Amaldiçoei esse demônio que o domina. Amaldiçoei esse demônio e lhe ordenei que fugisse para lugares áridos. Ele o fez enfurecido. Glorificai, pois, o Senhor. O fato de o jovem ter-se atirado contra mim é para vós sinal de que o demônio saiu”. A essas palavras de Antão, o jovem ficou são, voltou a ser bem comportado como antes e abraçou o ancião, dando graças a Deus.

ANTÃO, EM ÊXTASE, SE VÊ MORTO. DEFENDEM-NO OS ANJOS CONTRA DEMÔNIOS


         Certo dia, antes da refeição, estando de pé para orar, pela nona hora, viu-se arrebatado em espírito. Coisa espantosa, de pé, viu-se fora de si como que conduzido através dos ares por algumas pessoas, em seguida viu outras, amargas e cruéis, de pé no ar e querendo impedi-lo de subir. Defendendo-o seus condutores, os outros perguntaram se lhes estava sujeito e quiseram fazê-lo prestar contas desde seu nascimento. Os guias de Antão se opuseram, dizendo aos adversários: “O Senhor perdoou as faltas cometidas desde seu nascimento, podeis pedir-lhe contas das que cometeu depois que se fez monge e se consagrou ao Senhor”. Os adversários o acusavam, mas nada podiam provar. A rota ficou livre e sem obstáculos. Antão se viu então voltar, de pé diante de di, e de novo ele mesmo. Esquecendo a comida, passou o resto do dia e a noite em gemidos e oração. Admirava por quais lutas e fadigas é necessário passar para atravessar os ares, e se lembrava do que diz o apóstolo sobre o “príncipe do poder do ar”. O inimigo tem o poder de combater e impedir aqueles que sobem através (dos ares). Antão fazia, portanto, esta exortação principalmente: “Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir aos dias maus, para que o adversário fique confuso, não tendo nenhum (mal) que dizer contra nós”. Nós, que aprendemos isso, lembremo-nos do texto do Apóstolo: “Se no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe”. Mas Paulo foi arrebatado até o terceiro céu, e tendo ouvido palavras inefáveis, desceu. Antão se viu subir no ar e combater até que o caminho parecesse livre.

VISÃO DO GIGANTE INFERNAL E DA PASSAGEM DAS ALMAS

         Alguém o chamou do alto: “Antão, levante-te e olha”. Ele saiu, porque sabia a quem devia obedecer. Levantando os olhos, viu um ser gigantesco, horroroso, temível, de pé e atingindo as nuvens. Outros seres, que pareciam alados, subiam. O gigante estendia as mãos e impedia alguns; os outros, voando acima, atravessavam e eram conduzidos para o alto, sem seres inquietados. Para esses últimos, o gigante rangia os dentes; quanto aos outros, alegrava-se de vê-los cair. Logo Antão ouviu uma voz: “Compreendes o que vês”. Seu espírito foi aberto: compreendeu que era a passagem das almas e o gigante de pé era o inimigo, que tem inveja dos fiéis e reina sobre aqueles que a ele se submeteram e os impede de passar, mas não domina de cima aqueles que não se deixaram persuadir por ele. Avisado por essa nova visão, lutava sempre mais para progredir cada dia. Não foi de boa vontade que falou dessas coisas. Como demorasse na oração e admirasse o que vira, seus companheiros indagaram e o atormentaram. Teve de se explicar como um pai que não pode ocultar nada aos filhos. Conhecia a pureza de intenção deles e sabia da utilidade de narração que mostra os bons frutos da ascese, sabia também que muitas vezes as visões são a consolação dos trabalhos.

RESPEITO DE ANTÃO PELO CLERO

         Era muito paciente e de alma humilde. Ele, tão grande, respeitava extremamente a lei da Igreja. Queria que todo o clero tivesse precedência sobre ele. Não temia inclinar a cabeça diante dos bispos e dos sacerdotes. Se um diácono edificar-se junto dele, dizia-lhe o que era necessário para a sua edificação; mas, no que concerne à oração, dava-lhe a precedência, não se envergonhando em dele aprender, por sua vez. Interrogava muitas vezes, queria ouvir seus companheiros e reconhecia o proveito em aprender deles coisas úteis. Seu semblante tinha grande e admirável graça. O Salvador lhe fizera ainda este favor: quando estava entre a multidão dos monges, se alguém que ainda não o conhecia queria vê-lo, este deixava todos os outros à chegada de Antão e corria para ele como que atraído por seus olhos. Não se distinguia dos outros nem pela altura nem pela corpulência, mas pela composição dos costumes e pela pureza da alma. Como sua alma estava em paz, os movimentos de seu corpo davam a impressão e a ideia do estado de seu coração, segundo a palavra da Escritura:
                            “Um coração alegre deixa o semblante sereno,
                            O coração triste abate o espírito”
         Antão nunca estava perturbado, sua alma era serena; nunca estava triste, seu espírito era alegre.

HORROR DE ANTÃO AO CISMA E À HERESIA

         Admiráveis eram sua fé e sua piedade. Nunca se relacionou com os melecianos cismáticos, cujas malícia e defecção discerniu desde o começo; não teve nenhuma relação de amizade com os maniqueus ou com os hereges, a não ser para exortá-los a se converterem à piedade; pensava e declarava que a amizade e o relacionamento com os hereges fazem mal à alma e a arruínam. Abominava a heresia ariana e proibia a todos de se aproximarem deles e de seguir sua fé pervertida. Algumas pessoas, vítimas das ilusões de Ario, vieram a ele; tendo conhecido sua impiedade, expulsou-as de sua montanha, dizendo que suas palavras eram piores que o veneno das serpentes.

A PEDIDO DOS BISPOS, VEM A ALEXANDRIA REFUTAR OS ARIANOS

         A pedido dos bispos e de todos os irmãos, desceu a montanha e veio a Alexandria para condenar os arianos, dizendo que a sua heresia era a última e a precursora do anticristo. Ensinou também ao povo que o Filho de Deus não é criatura e que não foi tirado do nada, que ele é o Verbo eterno e a Sabedoria da substância do Pai.

É OBJETO DE VENERAÇÃO UNIVERSAL

         Todo o povo se alegrava ao ouvir esse homem condenar a heresia que combate o Cristo. Em Alexandria mesmo, o Senhor purificou por meio dele muitos possessos e curou aqueles que tinham o espírito atingido.

COLÓQUIO COM DOIS FILÓSOFOS

         Antão era extremamente ponderado. Coisa admirável, sem ter aprendido as letras, compreendia e penetrava tudo. Um dia, dois filósofos helenos vieram vê-lo, crendo poder embaraçá-lo. “Por que tanto vos afadigais, ó sábios, para visitardes um ignorante? Se viestes ver um ignorante, vossa fadiga é vã, mas se me considerais ponderado, tornai-vos o que eu sou, porque deve-se imitar o bem. Se eu fosse a vós, eu vos imitaria... Como sois vós que vindes a mim, tornai-vos como eu, que sou cristão”. Os visitantes se retiraram admirados, porque viam Antão temido até pelos demônios.

ANTÃO, APOLOGISTA: DEFESA DA CRUZ E OFENSIVA CONTRA O PAGANISMO

         Muito tarde, outros daqueles que, entre os helenos, passam por sábios vieram pedir explicações de nossa fé em Cristo. Começaram argumentando sobre a geração da divina cruz e zombando. Antão se conteve pouco, tendo compaixão da ignorância deles, depois disse-lhes por meio de intérprete que traduzia bem suas palavras: “Que é mais belo: confessar a cruz ou atribuir a vossos pretensos deuses adúlteros e perversões homossexuais? Nossa doutrina é testemunho de força e de desprezo da morte. As vossas são as paixões da luxúria. E que é melhor: dizer que o Verbo de Deus não mudou, mas, permanecendo o mesmo, para salvar os homens e fazer-lhes o bem, tomou corpo de homem e se uniu à natureza humana para fazer os homens participarem da natureza divina e espiritual? Ou assemelhar o divino aos seres sem razão e, por consequência, adorar os quadrúpedes e os répteis, e as imagens de homem, porque são esses os objetos de veneração de vossos sábios?
         Como tendes a audácia de zombar de nós, que dizemos que Cristo se manifestou como homem, quando vós, tirando a alma do céu dizeis que ela errou e das alturas dos céus caiu no corpo? Mais: se ela tivesse caído só no corpo humano e não passasse, não cairia nos quadrúpedes e nos répteis! Nossa fé atesta que a vinda de Cristo foi para a salvação dos homens. Vós errais em vossas teorias sobre a alma ingerada. Nós pensamos no poder da Providência e em seu amor aos homens, porque isso não seria impossível a Deus. Fazendo da alma a imagem do Nous, vós lhe atribuís quedas e a pretendeis sujeita à mudança e, finalmente, em razão da alma, afirmais que o próprio Nous é mutável! Com efeito, tal a imagem, tal deve ser necessariamente aquele do qual ela é imagem. Tendo tais ideias sobre o Nous, considerai que blasfemais o Pai do Nous.

TRIUNFO DA FÉ

         Sem termos aprendido as letras, nós cremos em Deus, tendo reconhecido pelas obras sua providência universal. Nossa fé é eficaz: a prova é que, apoiando-nos em nossa fé em Cristo, e vós, em vossas logomaquias sofísticas, vossos ídolos monstruosos são aniquilados, e a nossa fé se propaga em toda parte. Com o nome de Cristo crucificado, pomos em fuga os demônios. Onde se faz o sinal da cruz, a magia cede, e os malefícios não agem mais.

OFICIALMENTE PROTEGIDO, O PAGANISMO DESMORONA. PERSEGUIDO, O CRISTIANISMO SE DIFUNDE POR TODA PARTE

         Dizei-me: onde estão agora vossos oráculos, os encantamentos dos egípcios, as magias dos magos? Quando tudo isso perdeu sua força, senão quando apareceu a cruz de Cristo? A fé e a doutrina de Cristo frequentemente perseguidas pelos imperadores, encheram a terra habilitada. Quando, pois, brilhou igualmente o conhecimento de Deus, a sabedoria e a virtude da virgindade, quando a morte foi tão desprezada, senão quando apareceu a cruz de Cristo? Quem vê os mártires desprezar a morte por Cristo, quem vê as virgens da Igreja guardar, por Cristo, seu corpo puro e intato não duvida disso.

O ARGUMENTO APOLOGÉTICO DO MILAGRE

         Esses sinais são suficientes para mostrar que a fé em Cristo é a verdadeira religião. Persuadimos pela fé, que põe abaixo a armadura dos discursos. Há aqui pessoas possessas dos demônios. Purificai-as por meio de vossos raciocínios ou pela arte que quiserdes, ou por magia, invocando os vossos ídolos. Ou, se não o podeis, cessai de lutar contra nós e vereis o poder da cruz de Cristo.
         Invocou a Cristo e fez o sinal da cruz sobre os doentes, duas ou três vezes. Logo esses homens se levantaram ilesos, em plena posse de si mesmos e dando graças a Deus. Antão acrescentou: “Por que vos espantais? Não somos nós que fazemos essas coisas. É Cristo que as faz por meio daqueles que nele creem. Crede, pois, também vós, e vereis que entre nós não é a arte da palavra, mas a fé pelo amor que age em Cristo. A fé em Cristo basta”.

VISÃO PROFÉTICA DAS VIOLÊNCIAS ARIANAS

         Às vezes, trabalhando assentado, o ancião entrava como que em êxtase e, na visão, suspirava muito. Forçado, respondia, depois de grandes suspiros: “Meus filhos, seria melhor morrer antes que aconteça o que vi... A cólera se prepara para cair sobre a Igreja, que está prestes a ser entregue a animais ferozes; vi o altar do santuário e, de todos os lados, mulas lançando contra seu interior patadas desordenadas como fazem os animais recalcitrantes e cabriolantes. Em todo caso, notastes que eu suspirava. Ouvi uma voz, que dizia: ‘Meu altar será conspurcado’”. Assim falou o ancião. Dois anos depois, deu-se a irrupção dos arianos que sofreram atualmente e o saque das igrejas. “Não vos desencorajeis, meus filhos; como o Senhor se irritou, assim também curará; a Igreja recobrará logo seu esplendor e seu brilho habituais; vereis os perseguidos voltar, e a impiedade bater novamente em retirada para seus esconderijos, e a fé e a piedade verdadeiras exprimindo-se por toda parte com plena liberdade e franqueza. Apenas uma recomendação: não vos comprometais com os arianos; seus ensinamentos não vêm dos apóstolos, mas dos demônios e do pai dos demônios, o diabo, estéril e absurdo, desviado em pensamentos como mulas violentas”.

A ORAÇÃO OBTÉM O MILAGRE. SOLICITADO, ANTÃO VEM EM AJUDA DO PRÓXIMO E APRESSADAMENTE VOLTA PARA SEU EREMITÉRIO

         Antão curava, pois, não dando ordem, mas pela oração, pela invocação do nome de Cristo; era manifesto a todos que não era ele que agia, e sim o Senhor, o qual, por meio dele, exercia seu amor aos homens.

MÉDICO ESPIRITUAL DE TODO O EGITO

         Tomava a defesa daqueles que sofriam a injustiça como se fosse ele a vítima. Qual o aflito que veio a ele, e não partiu alegre?

ÚLTIMA VISITA AOS MONGES, SEUS DISCÍPULOS. RECOMENDA-LHES A PERSEVERANÇA NAS ASCESES E A ORTODOXA NA FÉ

         Segundo seu costume, inspecionou os monges na montanha exterior e, informado de seu fim próximo pela Providência, dizia aos irmãos: “É a última visita que vos faço; ficaria surpreso, se nos tornássemos a ver nesta vida. Para mim é tempo de partir, estou me aproximando dos cento e cinco anos!”. Ele, como quem volta do estrangeiro para sua casa, discorria alegremente e os exortava a não relaxarem nos trabalhos e a não esmorecerem na ascese, mas a viverem cada dia como se fossem morrer, a preservarem cuidadosamente suas almas dos pensamentos impuros, como lhes dissera, a rivalizarem com os santos, a não se comunicarem com os arianos, cuja impiedade é evidente a todos, e a não se aproximarem dos melecianos cismáticos, porque, dizia: “Vós conheceis suas más e perversas intenções; ainda que vejais os juízes protegê-los, não vos perturbeis. O seu aparecimento cessará de seu contato e conservai a tradição de vossos pais e sobretudo a fé piedosa em nosso Senhor Jesus Cristo, fé que aprendestes nas escrituras e que eu muitas vezes vos recordei”.

ANTÃO REPROVA UM COSTUME EGÍPCIO DE HONRAR OS MORTOS

         Os irmãos insistiam com ele para que permanecesse entre eles até sua morte. Não concordou por várias razões, que até seu silêncio manifestava, especialmente pela seguinte: os egípcios têm costume de amortalhar e envolver em tiras os corpos dos mortos fervorosos, sobretudo os dos santos mártires.  Em vez de enterrá-los, colocam-nos em leitos e os conservam em casa, crendo assim honrar os defuntos. A esse respeito, Antão chegou a pedir muitas vezes aos bispos que esclarecessem o povo; levou alguns leigos a mudar de sentimentos e repreendia as mulheres, dizendo-lhes que esse costume não é legítimo nem santo. Porque os corpos dos patriarcas e dos profetas foram mantidos nas sepulturas até agora; o próprio corpo do Senhor foi colocado num túmulo, e uma pedra, fechando a entrada, o ocultou até a ressurreição, no terceiro dia. Com isso mostrava o pecado daqueles que, depois da morte, não sepultam os corpos dos defuntos, ainda que se trate de santos.

DE VOLTA A SEU EREMITÉRIO, ANTÃO FAZ SUAS ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES AOS MONGES QUE O ASSISTEM

         Alguns meses mais tarde, caiu doente. Chamou seus dois companheiros (há quinze anos dois monges permaneciam com ele, praticando a ascese e servindo-o, por causa da sua idade avançada). Disse-lhes: “Seguirei o caminho dos Pais, como está escrito. Vejo que o Senhor me chama. Quanto a vós, velai e não deixai que vossa longa ascese se acabe. Tende cuidado, como se estivésseis começando agora, em conservar vosso fervor. Conheceis os demônios, que armam ciladas; sabeis como são ferozes, mas também como é fraco seu poder. Não os temais, pois, mas também como é fraco seu poder. Não os temais, pois, mas respirai sempre o Cristo, crede nele, vivei cada dia como se tivésseis de morrer, sede atentos a vós mesmos e lembrai-vos dos conselhos que vos dei. Não tenhais nenhuma comunicação com os cismáticos nem com os hereges arianos: sabeis como refutei a heresia que combate o Cristo e a heterodoxia destes últimos. Tende sempre o cuidado de vos apegardes primeiramente ao Senhor, e , depois, aos santos, a fim de que, após a vossa morte, eles vos recebam nos tabernáculos eternos como amigos e familiares.

MORRE AOS 105 ANOS. SUAS ÚLTIMAS VONTADES SÃO FIELMENTE EXECUTADAS. O SEGREDO E SEU TÚMULO

         Fiéis às suas instruções, prestaram-lhe as honras fúnebres, sepultaram seu corpo e o ocultaram sob a terra, e ninguém, senão eles, soube onde fora enterrado.

CONCLUSÃO. O SENHOR, QUE O AMAVA, TORNOU-O CÉLEBRE EM TODA PARTE. A LEITURA DE SUA VIDA EDIFICARÁ OS CRISTÃOS E CONVERTERÁ OS PAGÃOS

         Assim fora o começo de sua ascese. Nem escritos, nem sabedoria profana, nem arte alguma, mas só a piedade para com Deus tornou Antão célebre. Ninguém poderia negar que isso é dom de Deus. Como poderia o renome desse homem, assentado e escondido em sua montanha, chegar à Espanha, às Gálias, a Roma, à África, sem a ação de Deus, que torna conhecidos em toda parte aqueles que lhe pertencem, precisamente como prometera a Antão no início? Esses homens agem ocultos, querem permanecer ocultos, mas o Senhor os mostra a todos como fechos, para que, ouvindo falar deles, todos conheçam o poder dos mandamentos para tornar a vida reta e feliz, e se animem a seguir o caminho da virtude.
         Lede essas coisas aos outros irmãos para lhes ensinardes como deve ser a vida dos monges e persuadi-los de que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo glorifica aqueles que o glorificam, e não só conduz ao reino aqueles que o servem até o fim, mas também, por causa de sua virtude e para a utilidade dos outros, manifesta e torna célebres em toda parte aqueles que se ocultam e procuram retirar-se.
         Se for necessário, lede essas coisas aos helenos, para lhes ensinardes assim, e que Nosso Senhor é Deus e Filho de Deus, e que os cristãos que o adoram nobremente e nele creem piedosamente não só mostram que os demônios – que eles, helenos, têm por deuses – não são deuses, mas também os calcam sob os pés e os expulsam como enganadores e corruptores dos homens, e fazem isso pela virtude de Cristo Jesus nosso Senhor, ao qual seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém!




Nota: Esse é apenas um resumo da Obra de Santo Atanásio.

1 comentários:

Nivaldo disse...

Ótimo texto. Li e fiquei impressionado com a Fé e a vida de Santo Antão.

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!