-

A JOVEM MISSA ANTIGA

Leia em PDF segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Missa Tridentina é Santa por causa da Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é detentora de uma singular e própria excelência porque nos recorda que o principal evento da Santa Missa é a Renovação do Sacrifício de Jesus Cristo.


Com o documento, "Motu Proprio de  Bento XVI", estende a toda a Igreja de rito latino, a possibilidade de celebrar a Missa e os sacramentos segundo os textos litúrgicos promulgados antes do Concílio Vaticano II.

Essa aprovação universal significa que a Missa no antigo rito tridentino poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica, licença ou indulto de um Bispo.

Mas os textos litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio Vaticano II, continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do rito romano.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs: Notem que Bento XVI abriu as portas para todos os sacerdotes celebrarem sem a permissão do Bispo local ou seja ele está livre para celebrar quando ele quiser. A Igreja é Mãe e acolhedora e com diversos carismas que hoje vemos como criação de comunidades privadas exemplo: Canção Nova, Shalom, Obra de Maria, Nova Aliança, Toca de Assis, Arca de Maria entre outras comunidades e fraternidades. Também não pode ficar de fora os novos carismas que estão surgindo dentro da tradição Católica onde muitos jovens estão descobrindo esta forma de celebração e vivencia dos sacramentos e da vida da Igreja.
Jovens que aderindo ao antigo rito com toda sua beleza e disposição vão a procura de celebrações piedosas e que possam de fato mergulhar no mistério da morte e ressurreição de Cristo.

Tais jovens já não buscam na Santa Missa isto * momento para emocionalismos histéricos, para cantorias barulhentas e agressivas, para abrilhantar o nome do padre popstar do momento, para celebrar uma mera ceia memorial ao estilo protestante, para tratar de política, para desrespeitar, desonrar e agir com irreverência diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei do Universo.*

Mas de fato o que é a Santa Missa "ATUALIZAÇÃO DO SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Motu Proprio" não afetará a autoridade do Concílio Vaticano II
A última versão do Missale Romanum, anterior ao Concílio _ que foi publicada no pontificado de João XXIII, em 1962, e utilizada durante o Concílio _ poderá, por sua vez, ser usada como forma extraordinária da celebração litúrgica.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS: Todos os papas celebraram neste rito antigo como por exemplo> Papa pio XII, João XXIII, Paulo VI, JPI e JPII, Bento XVI, estes últimos papas todos celebraram e na época a Igreja sofria grande perseguição pelo nazismo que espalhara pelo mundo com guerras e atrocidades. Na época os padres, bispos e o Santo Padre que era Pio XII, levaram a Igreja com sabedoria, luta e batalha para salvar vidas e ao mesmo tempo evangelizar.  A degradação da Liturgia foi dada pelo fato de o modernismo ter entrado na Igreja durante o CVII (concilio vaticano II), onde existe grupos que favorecem o modernismo e outros a tradição da Igreja. É claro que a celebração na forma do papa Paulo VI bem celebrada sem abusos litúrgicos e de modo silenciosa é valida, mas existe grupos cismáticos que atacam e desprezam, da qual nós até dizemos que estes estão fora da Igreja por não aceitarem até mesmo o santo padre o papa.. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Continua...O Papa ressalta que não é adequado falar de duas versões do Missal Romano como se fossem dois ritos. "Trata-se de um duplo uso do único e mesmo rito"_ sublinha o pontífice.

Em relação ao temor de que um maior uso do Missal de 1962 causasse desordens ou divisões nas comunidades paroquiais, Bento XVI afirma que tais receios são infundados, pois o "uso do Missal antigo pressupõe um grau de formação litúrgica e o conhecimento da língua latina".

O Papa conclui o "Motu Proprio", afirmando que as novas normas não diminuem a autoridade dos bispos e a responsabilidade dos mesmos sobre a liturgia, nem sobre a pastoral dos fiéis. "Cada bispo _ ressalta o pontífice _ é o moderador da liturgia em sua própria diocese." 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS: A Igreja só ganha mais com a volta do rito antigo abertamente e livre para ser colocada em ação. O rito antigo é o mais perfeito que nos leva a aprofundar no mistério da Missa. Sendo este que teve duração de 18 anos para ser formulado sobe ação do Espirito Santo. O que é tridentino? o Concilio fora realizado na cidade de Trento e por isso se chama Tridentina.

O padre celebra de costas para o povo porque? Este modo significa Versus Deum ou seja Para Deus, de modo algum o padre está ignorando as pessoas e sim diante de Deus, nos elevando também no ponto central da Igreja que é o altar de Deus.

A Missa tridentina que chamamos de antiga ou extraordinária, faz o uso do latim que é a língua oficial da Igreja  onde não é necessário que entendamos pois a Missa não é celebrada para nós e sim para Deus. É Deus que nos salva!   É ignorante o Católico que fala contra esta Missa Tridentina pois o próprio papa Francisco disse que esta Missa é intocável! Jamais pode meche ou retira-la. E tem muita gente ai falando mau, resultado hoje vemos nas celebrações banhadas a profanações, abusos e divisões como rupturas, não seguindo o missal. 

É ridículo dizer que a Missa de hoje celebrada é para Deus, mas é para os homens pois o que vemos hoje é um espetáculo sem fim, um show de estrelismos que forma pop stars, panelinhas, fofocas e intrigas. Musicas anti litúrgicas e até mesmo protestantes que são introduzidas fora a modificação de orações. É triste ver imagens de missas onde Padres se vestem de palhaços, de peões, de astros, ou transveste de algum personagem, é uma vergonha ver isto. E nós devemos combater procurando formações, padres que sejam fieis a Igreja e não aqueles padres da Teologia da Libertação que cometem tantos abusos.

Devemos ser fieis a Igreja e viver como a Igreja ensina. Nossa meta é subir os degraus da fé, ha muito conhecimento que precisamos aprender. Quem é de grupo de oração seja da RCC ou outro deve entender que a Igreja é muito mais do que um simples movimento. Quem reza um terço passe a rezar dois terços, quem reza dois passe a três, até rezar o Rosário. E assim devemos fazer também em relação a Missa, quem conhece a Missa nova precisa se aprofundar e para isto existe a missa antiga que é rica. 
É uma escadinha que devemos subir, degrau por degrau...

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA FRANCISCO E A MISSA ANTIGA
Na missa antiga não se toca! O Papa Jesuíta pôs-se contra a proposta feita pelos bispos da Puglia que pediam-lhe que retirasse o moto próprio de Ratzinger. Bergoglio disse não, pois precisamos das coisas novas mas também das antigas. Quem pensava que com a chegada ao trono de Pedro do Jesuíta sul-americano Jorge Mario Bergoglio a missa em latim na sua forma extraordinária fosse arquivada para sempre calcularam mal.

O moto próprio de Ratzinger de 2007, a Summorum Pontificum, não será alterada e o missal de 1962 de João XXIII (e que aliás, é a última versão daquele tridentino do Papa santo Pio V) foi salvo. Aquele rito com o celebrante virado para Deus e não para o povo, com a balaustrada separando o banco dos fieis do presbitério, não é uma antigualha, um restolho a ser enviado a um museu para ficar empoeirando-se.

Foi o próprio pontífice reinante a dizê-lo, ao receber no Palácio Apostólico a delegação dos bispos da região da Puglia vindos à Roma para a visita “ad limina apostolorum”, como feito por todo episcopado mundial a cada cinco anos.

Monsenhor Padovano continua seu relato, explicando que Francisco respondeu-lhes que deviam vigiar os extremistas de certos grupos tradicionalistas, mas sugerindo além disso de conservarem o tesouro da tradição e de criarem os pressupostos para que esta possa conviver com a inovação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS: Confiemos no PAPA FRANCISCO pois suas palavras são vivas e claras. Muitos estão atacando o santo Padre o Papa colocando seu passado na frente, inventando histórias e besteiras mas estão cegos para o que ele está fazendo. Então se ele fosse ruim ele tiraria a Missa antiga e muitas outras coisas, deixemos de besterias e aqui posso dizer que a Missa antiga é valida celebrar e todo sacerdote pode celebra-la. 

Algumas fotos da juventude na Missa Antiga:









0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!